Como Estrelas na Terra (2007)

14 de julho de 2020


Foto: Aamir Khan Productions / Como Estrelas na Terra / Divulgação

Como Estrelas na Terra (2007) toca seu coração e o emociona profundamente com suas excelentes performances. Esse drama gira em torno de Ishaan, de oito anos, um garoto bastante talentoso e cheio de imaginação que possui muita dificuldade de concentração nos estudos, e, enquanto seus colegas de classe trabalhavam para obter melhores notas, ele habita um mundo hiper imaginativo.

Desajustado e incompreendido, Ishaan é constantemente criticado por seus pais e professores por sua falta de interesse em seus estudos. Fartos e incapazes de lidar com o comportamento e a atitude errática do menino, ele é mandado para um internato para ser disciplinado. Nesse momento o pequeno sente-se rejeitado e incompreendido pela própria família, e Ishaan agora, além tenta superar o trauma da separação familiar, também se vê falhando em meio ao novo ambiente ao qual foi inserido.

A imagem do filme é tão sensível, vasta e tão significativa que deixa a maioria dos espectadores com os olhos úmidos ao se envolverem com essa história de luta de Ishaan para sobreviver em um mundo implacável. Mas a vida muda para melhor quando em determinado momento surge um novo professor de arte (Nikumbh, interpretado por Aamir Khan, também diretor do filme), que chega com uma didática diferenciada dos outros professores. Esse professor mais extrovertido e sensível acaba percebendo a tristeza nos olhos daquele garotinho, algo que o mesmo diz posteriormente conhecer bem, e investiga os motivos dele ser tão afastado. Nikumbh enfrenta ainda dificuldades para fazer com que a família de Ishaan compreenda inteiramente os significados dos atos daquela pequena criança, e com sua ajuda e orientação do mesmo, Ishaan é capaz de recuperar sua autoconfiança, superar uma deficiência que seus pais antes desconheciam, além de descobrir um maravilhoso talento que se escondia.

O modo como o filme aborda o tema e o entendimento de ambos os lados (educadores e pais) também é bastante significativo. O diretor Aamir Khan não apenas descreve a dislexia de Ishaan com sensibilidade, mas também analisa emocionalmente a vida de tais crianças como sendo ridicularizadas por um mundo ignorante. O filme se concentra em muitos momentos memoráveis e emocionantes, mas sempre mantendo o foco, garanto que muitos vão adorar essa história incrível.

____________________

Wilgna Maria Melo Costa, CRP - 22/02863, Psicóloga, especializada em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico, com curso de extensão em TDHA e Desenvolvimento Humano. Atua com base na Terapia Cognitivo Comportamental e oferece atendimento para todas as idades.
Instragram: @wilgnamelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário