Lista de Desejos de Natal (2014)

15 de dezembro de 2020

 

Foto: Lista de Desejos de Natal / Divulgação

O filme “Lista de Desejos de Natal” (A Perfect Christmas List, 2014)  conta a história de uma mãe e uma filha com relacionamento conflituoso que se unem para realizar o último desejo da avó: fazerem juntas uma lista de tarefas para realizarem um Natal perfeito. Evie sabe da dificuldade que a filha Michele e a neta Sara têm em se relacionar e espera que ao longo das tarefas elas possam se divertir e se aproximar. 

Ao receber a lista das mãos da avó, Sara se esquiva da proposta, e justifica que não seria possível, pois ela e a mãe não se entendem. Entretanto, após escutar trechos de uma conversa da mãe com o médico e se convencer que ela está morrendo, Michele decide fazer tudo para que a mãe se sinta feliz no seu último Natal. Sem revelar sua verdadeira motivação, Michele procura a filha e propõe que as duas realizem a lista juntas. 

De modo geral, as pessoas têm dificuldade em lidar com a morte. Fogem do tema, evitam pensar e conversar sobre o assunto, principalmente quando diz respeito a seus familiares próximos. Contudo, quando precisam lidar com a finitude chegando, é comum a vivência do luto antecipatório. A tentativa de realizar os desejos do ente querido e possibilitar a felicidade dele em seus momentos terminais pode fazer com que algumas pessoas consigam abrir mão do orgulho temporariamente ou até se abrirem para o processo de mudança. 

Ao refletir sobre a finitude de sua mãe, enquanto realiza sua lista de tarefas junto com sua própria filha, Michele tem a oportunidade de reavaliar algumas questões, abrir mão de outras, rever comportamentos cristalizados, dar a si a oportunidade para experenciar o novo, e conhecer sua filha.

Às vezes, o orgulho, a rigidez, a necessidade narcísica da perfeição, as amarras em sofrimentos passados e os preconceitos nos impedem de aproveitar o presente com as pessoas ao nosso redor, que, apesar de imperfeitas, são reais e é possível construir relacionamentos bons e felizes. Algumas pessoas conseguem se desprender dessas bagagens quando encaram uma situação muito desafiadora como o luto, mas esse não é o único caminho para conseguir se libertar de bagagens que limitam e fazem sofrer. A psicoterapia é uma possibilidade para o autodesenvolvimento com segurança e acolhimento. Esse processo de desapego e desenvolvimento saudável costuma ser difícil e doloroso, mas ao final é capaz de lhe apresentar um presente belo. O presente no caso de Michele, Sara e Evie foi o Natal perfeito e a possibilidade para ano novos melhores.

____________________

Alyne Farias Moreira, brasiliense do quadradinho, mas refugiada entre a beira do Araguaia e a sombra da Serra Azul. Mãe da Cora Linda, psicóloga, CRP 18/02963, equoterapeuta, professora e palestrante. Apaixonada pelo desenvolvimento humano e por psicanálise.  
Contato: (66) 99224-9686
Instagram@vir_a_ser_Alyne

Nenhum comentário:

Postar um comentário