Foto: Netflix / História de um Casamento / Divulgação |
Quando se pensa em um filme sobre casamento, espera-se saber como os dois se conheceram antes de se casar, como foi a festa de casamento ou mesmo como é a rotina de casados dos protagonistas. Apesar do que título do filme possa sugerir, História de um Casamento (2019) nos conta sobre o divórcio de Nicole e Charlie. Nicole é uma atriz que abdicou de muitos de seus sonhos para investir nos sonhos do esposo, a ponto de se perder na relação, já que seus sonhos e vontades foram postos de lado. Enquanto que Charlie é um diretor de teatro, que se viu tão submerso na própria carreira que perdeu de vista a pessoa com quem compartilhava a vida e não percebeu o casamento chegando ao fim.
A falta de comunicação entre os dois é clara! Ambos se conhecem, percebem as qualidades que o outro tem, mas será que isso seria o suficiente para reverter a situação? É possível perceber o sofrimento dos dois durante todo o processo, os conflitos de sentimentos e interesses, o querer estar junto ao mesmo tempo em que não aguenta mais a presença do outro. A comunicação que construíram durante o casamento permite que eles conversem de quase tudo, exponham suas fragilidades, porém não foi construída a comunicação para falar sobre o relacionamento em si, bem como os desejos e objetivos um do outro.
Decisões pequenas sobre o futuro começam a gerar grandes conflitos. Assim, acompanhamos a dificuldade de se chegar a um acordo quanto a separação por não conseguirem negociar, o que não passa de mais um sintoma de que o casamento não vinha bem. Se não existe negociação dentro do relacionamento é claro que será difícil negociar para sair dele. Negociar é um abrir mão de ambas as partes, mas quando só um lado abre mão passa a ser um mero aviso sobre como uma das partes deseja que as coisas sejam.
A manutenção de um relacionamento é algo trabalhoso, exigindo esforço de ambas as partes em estar reconquistando o outro e dando seu melhor. Quando um para de olhar para o outro, deixando de investir no outro, o relacionamento deixa de ser uma via de mão dupla. Com isso, alguém vai se sentir de lado, enquanto o outro vai achar que está tudo certo já que sua vontade sempre foi feita. Essa falha na manutenção do casamento foi algo que Charlie percebeu tarde demais.
Se o relacionamento de Nicole e Charlie tivesse sido construído com base em uma boa comunicação e negociação, provavelmente o resultado seria outro. Em um relacionamento é importante amor, admiração, respeito, atração, amizade, sinceridade, entre vários outros atributos que precisam ser mantidos. E uma forma de mantê-los é construir uma comunicação que permita ambos compartilhar a vida juntos a fim de construir o que seria o “nós”, sem que se sejam perdidos os “eu”s.
____________________
Sheila Francisca Machado reside em Brasília, é psicóloga clínica, especialista em psicologia clínica e especializada em avaliação psicológica, CRP 01/16880. Atende adolescentes e adultos na Clínica de Nutrição e Psicologia - CLINUP. Atua com a abordagem Análise do Comportamento.
Contato: sheila_machado_@hotmail.com
Clínica Clinup: clinup.blogspot.com
Instagram: @empqnasdoses
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário