As melhores coisas do mundo e as dificuldades de se tornar adulto

3 de março de 2020

Foto: Divulgação / Warner Bros / As Melhores Coisas do Mundo

Adolescência, época de mudanças e descobertas sobre o mundo, sobre si e sobre o ser adulto. O problema é que não tem como se preparar para todas essas mudanças! É o que percebe, Mano, protagonista do filme "As Melhores Coisas do Mundo" (2010). 

Mano é um jovem de 15 anos que se esforça para atender as expectativas dos amigos, chegando a fingir experiências, para poder ser aceito pela galera. Para impressionar os outros chega a começar a fumar, algo que ele detesta, mas que vê nisso uma forma de se afirmar enquanto uma pessoa legal e descolada, já que os alunos mais populares de sua escola fumam.

Enquanto isso em casa precisa encarar a separação dos pais, com o pai indo morar com o novo companheiro pouco tempo depois. Essa situação causa revolta em Mano tanto por seu pai ter "largado" sua mãe por outra pessoa mais jovem, quanto por seu pai ter se assumido homoafetivo. A situação em casa contribui para uma mudança de comportamento tanto nele, quanto no irmão mais velho. O assunto é tratado como segredo, pois os adolescentes não querem passar a vergonha de serem julgados pelos colegas de escola. Tudo o que é diferente na escola em que estudam vira motivo de julgamentos, chacota e bullying. Eles não querem passar por isso.

Mas a escola tem mais outros desafios para Mano. Ele se apaixona pela garota mais bonita do colégio, que não quer nada sério com ninguém e ele parece não perceber isso. Além das questões do coração, ainda tem as questões da educação, aprender os conteúdos não é fácil, alguns professores são mais queridos que outros e o conselho estudantil está passando por eleições com chapas que não representam o que ele quer para a escola. Só que ele não sabe muito bem o que quer, nem para a escola e nem para si mesmo, apenas sabe que tem pressa para se tornar a pessoa que ele acredita que será!

Uma parte dos conflitos da adolescência encontra-se aí, em descobrir o que se quer ser e o que fazer para se tornar essa pessoa. Ainda não há permissão para fazer tudo que um adulto faz, mas também não pode mais agir como criança. As obrigações aumentam, te pedem para agir como gente grande, mas há momentos que os adultos falam que o adolescente não sabe nada da vida. Afinal, o que é crescer?

Crescer é descobrir que adultos também erram, também tem suas dificuldades, que respeito pelas diferenças é importante em qualquer idade e principalmente que mudar o mundo nada mais é que mudar a si mesmo!

Conflitos existenciais, todos temos! Mas na adolescência parece que são postos em xeque essas questões e muitas vezes o adolescente tem presa de descobrir as respostas que nem os adultos têm. No filme, a cada novo erro, Mano vai tendo a oportunidade de ver que as melhores coisas do mundo precisam de tempo para serem achadas e conquistadas, não é algo que aparece e encontra do dia para a noite!

A jornada para se tornar adulto de cada um é singular. Tanto que a juventude é valorizada em diversas culturas espalhadas pelo mundo. A juventude é cheia de desafios, dúvidas, conflitos e surpresas. Feliz é aquele que, assim como o Mano no decorrer do filme, percebe que o importante não é o resultado que se chega, mas sim o que se aprende na caminhada para descobrir quem se quer ser!

____________________



Sheila Francisca Machado reside em Brasília, é psicóloga clínica, especialista em psicologia clínica e especializada em avaliação psicológica, CRP 01/16880. Atende adolescentes e adultos na Clínica de Nutrição e Psicologia - CLINUP. Atua com a abordagem Análise do Comportamento.
Contato: sheila_machado_@hotmail.com
Clínica Clinup: clinup.blogspot.com
Instagram: @empqnasdoses

Nenhum comentário:

Postar um comentário